quarta-feira, 6 de julho de 2011

Bem-vindo!

Caro visitante,

este blog se destina à divulgação do Systema e à abordagem de assuntos relacionados: artes marciais, defesa pessoal, segurança e saúde.

Indivíduos interessados na funcionalidade das artes marciais, que se preocupam com a defesa pessoal em situações de violência urbana, são parte do público-alvo. Não há preocupação em memorizar técnicas de defesa contra ataques catalogados. Ao invés disso, permite-se que as agressões surjam espontaneamente de modo que o aluno seja um solucionador de conflitos, cabendo a ele a análise da situação e a escolha das providências necessárias. Esta filosofia racional aberta remonta ao século X, quando os guerreiros russos começaram a acumular técnicas marciais versáteispráticas instintivas, de assimilação rápida e adequadas à diversidade de terrenos, inimigos e condições ambientais. Atualmente, esta arte marcial integra o treinamento de unidades especiais das forças militares da Rússia.

Assim como um profissional eficiente precisa de competências que extrapolam o conhecimento técnico, o praticante de Systema só evolui se melhorar também nos aspectos psicológicoemocional e de autoconsciência, nos quais a respiração e o relaxamento são fundamentais. O pensamento é global, e por isso o praticante evolui como um ser humano.

O Brasil conta com dois instrutores certificados atuando em São Paulo, Santo André e Santos (Guilherme Stamato e Nelson Wagner). Se você já teve contato com o Systema, compartilhe as suas impressões com amigos e redes sociais - isto é realmente importante para a divulgação. Os comentários que você fizer neste blog também serão de grande valia; agradeço por eles desde já!

Bom proveito!